Confira 12 dicas para empresas e pessoas físicas se protegerem de golpes neste Carnaval
Com a chegada do Carnaval neste final de semana, o volume de transações financeiras online e físicas com o uso de cartão de crédito/débito por aproximação e Pix cresce, aumentando também o risco para fraudes e golpes. Entre as situações mais comuns para empresas e consumidores neste período estão clonagem de cartões, transações bancárias fraudulentas com roubo de dados online e sites falsos.
Segundo a diretora de Payments & Banking da Vindi, Monisi Costa, “as medidas de proteção são fundamentais tanto para empresas quanto para clientes. No online e no físico, é essencial redobrar o cuidado para evitar compartilhamento de dados em sites falsos ou pagamentos por aproximação sem consentimento.”
A especialista do Vindi, hub de soluções financeiras da LWSA, reuniu 12 dicas essenciais para as empresas protegerem seus e-commerces e para consumidores se prevenirem contra fraudes.
Empresas: proteção para o e-commerce e clientes
- Utilize um sistema antifraude: é preciso ter um investimento cuidadoso em segurança. Utilize soluções com inteligência artificial para analisar comportamentos de compra e identificar transações suspeitas;
- Tenha certificações de segurança: os certificados como SSL são importantes para criptografar os dados dos clientes, que desta forma ficam protegidos. Além disso, sites com "https" são mais confiáveis e transmitem segurança ao consumidor;
- Evite redirecionar pagamentos: tenha um checkout simples e seguro, evitando redirecionamentos que podem expor os clientes a sites falsos. O checkout transparente, por exemplo, permite a conclusão da compra no mesmo ambiente, tornando-se mais seguro;
- Monitore as transações: o monitoramento em tempo real é essencial para identificar possíveis fraudes como compras com padrões incomuns, como várias compras seguidas de valores elevados ou pedidos vindos de IPs suspeitos;
- Políticas de pagamento e devolução: seu e-commerce precisa manter, em fácil acesso, uma página com informações claras sobre as políticas de trocas, devoluções e cancelamentos de pedidos pelo cliente. Dessa maneira, evitam disputas e fortalecem a confiança do consumidor;
- Esteja em conformidade com as normas de segurança: é imprescindível que seu e-commerce siga os regulamentos de segurança como o PCI-DSS, pois dessa forma, garante-se a proteção de dados financeiros dos clientes e evita-se penalidades e riscos reputacionais a sua empresa.
Consumidores: evite golpes e fraudes
Já para os consumidores que vão curtir o Carnaval na rua ou em espaço fechado é preciso redobrar os cuidados com carteiras e celulares a fim de evitar furtos e uso indevidos de seus cartões e celular para pagamentos e transferências.
- Cuidado na rua: evite o uso de celular e levar inúmeros meios de pagamento durante os blocos de ruas. Confira recibos e valores cobrados ao realizar pagamentos em maquininhas, além de tomar cuidado com pagamentos indevidos por aproximação do celular ou do cartão. Uma possibilidade é desabilitar essa opção de pagamento;
- Furto / Perda: em caso de furto ou perda de cartões e celulares, contate seu banco e operadora do celular e bloqueie tudo imediatamente, além de registrar um boletim de ocorrência;
- Se for comprar online: pesquise a reputação da loja, se a empresa possui CNPJ e canais de atendimento. Desconfie de ofertas muito atraentes e vantajosas com produtos a preços muito abaixo do mercado. Também vale consultar reclamações em sites como Reclame Aqui;
- Senhas e acessos: utilize senhas fortes, bloqueie o celular e aplicativos, tenha verificações de dois fatores e outras medidas de segurança podem evitar uso indevido do seu celular e aplicativos, bem como troca de senhas por terceiros em posse de seu celular;
- Redes seguras, sites e links: evite realizar compras e transferências por Pix por meio de redes Wi-Fi públicas e sempre conte com dispositivos com antivírus atualizado. Verifique se o site ou link que vai acessar é seguro antes de inserir dados financeiros. Sites com domínio "https" e Selos de Segurança são mais confiáveis;
- Guarde comprovantes e acompanhe as transações: salvar ou imprimir os comprovantes das compras online é essencial, principalmente, se houver algum problema posteriormente. Além de manter esses comprovantes, monitore suas movimentações bancárias após realização de compras online para detectar possíveis cobranças indevidas.